Sobre o Artista

Nascido na cidade de Patos, Paraíba (Brasil), em 24 de maio de 1986, José Jerônimo Vieira Júnior, conhecido artisticamente como Junior Misaki (Jr Misaki) é um artista visual, que se descobriu escritor de literatura infantojuvenil no período do início da pandemia, e fã assíduo de Histórias em Quadrinhos desde a infância.

Professor efetivo na rede estadual do Rio Grande do Norte e da Paraíba com experiências em coordenação de programas educacionais e culturais. Mestre em Artes (UFRN / UDESC), ele possui Licenciatura em Artes Visuais (UNIP) e Pedagogia (UNINTER), com especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC / CETEC) e Supervisão e Orientação Educacional (FIP), Arteterapia (FAVENI) e também Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (FIP), além de cursar duas pós em Literatura Infantojuvenil e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica (UNIMINAS). Seguindo uma tendência nas artes visuais contemporânea, ele também carrega em seus trabalhos fortes características que permeiam pelo regionalismo, pop arte e da arte superflat.

Em 1998, começou a ter o seu primeiro contato com as Artes, por uma companhia de teatro na cidade de Patos, após um curso em uma escola profissionalizante. Com apenas 13 anos teve seu primeiro contato com as artes visuais, após estudar técnicas de pintura em tela, nesta mesma escola. Com 16 anos, partiu para o estudo dos Mangás, onde adotou o codinome “Misaki”, inspirado em um personagem de uma anime, provindo através de um intercâmbio de correspondências com fanzines independentes de outros estados brasileiros.

Nas Artes Visuais se destacou com projetos didáticos, como videoaulas que teve aprovação de projetos culturais em editais pelo Ministério da Cultura, como o projeto “A Arte da Pintura a Dedos”, uma aula em DVD sobre pintura com os dedos em cerâmica, em 2010, que destacou o artista em vários programas de televisão e em outras mídias regionais, dando continuidade com outro projeto chamado “A Arte da Pintura Acrílica”, com técnicas de pintura em tela. Em 2015, o artista teve a sua vida e obra registrada no Dicionário de Artes Visuais da Paraíba, do pesquisador Dyogenes Chaves Gomes, catalogado pela sua trajetória e dedicação as artes visuais paraibana.

Partindo para o segmento do audiovisual, com produções de documentários e curtas-metragens e junto ao movimento de cinema do sertão paraibano, Junior Misaki participou de vários projetos que lhe levaram ao segmento da cultura pop, em 2015, com o Festival PlayComic, que em três edições com produtores culturais da cidade, realizaram um dos maiores eventos do público geek e nerd da região sertaneja, até 2017.

Na educação básica, lecionando a disciplina Arte, em 2017 teve destaque pelo SESC/PB com um projeto que unia o ensino de Arte com metodologias ativas, como o uso dos jogos digitais em sala de aula, escolhido pela rede para representar o estado em um encontro educacional, na Pinacoteca de São Paulo.

Em 2020, o artista passa por uma ressignificação em sua carreira. É o ano que ele conclui o seu mestrado em Arte, na UFRN, em Natal, defendendo a pesquisa: Quadrinizando na sala de Artes: Quadrinizando nas aulas de Arte: uma proposta pedagógica do uso das Histórias em Quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental, que também resultou em um produto didático, finalista do prêmio “HQ MIX”, o “Oscar” dos Quadrinhos Brasileiros, em 2021, na categoria acadêmica.

Em 2020, com a pandemia, se descobre escritor e publica a sua primeira obra infantojuvenil, “Clarice e a Andorinha”, vencedora do Prêmio Maria Pimentel, pela lei Aldir Blanc do estado da Paraíba, uma história que narra a vida de um passarinho criado em uma família não tradicional, por duas mães, que o acolhe com amor e ensina a menina Clarice o significado de sentimentos que envolvem o respeito e a união familiar, que ganhou trilha sonora pela cantora paraibana Saiô, e animação do vídeo pelo próprio artista, que também ilustrou o livro.

Com a repercussão deste trabalho principalmente em escolas e encontros literários, Junior Misaki lançou em 2021 um novo trabalho intitulado “O Mágico do Seridó”, uma narrativa inspirada no clássico “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum, onde uma menina perdida em uma serra do Seridó nordestino se encontra com seres fantásticos e descobre o verdadeiro valor da amizade. A primeira edição se esgotou em dois meses nas livrarias locais. No final do decorrente ano, ganhou o Prêmio Wills Leal, na categoria “Artista Solo” pelos seus trabalhos desenvolvidos no sertão paraibano, pela lei Aldir Blanc estadual.

Em março de 2022, Junior Misaki lança “O Gato Juan”, um livro que destaca a importância de falar sobre o sentimento do luto para crianças e também o apego pelos bichinhos de estimação. Considerado o seu livro de maior impacto social, a obra também veio com uma música temática assinada e cantada pelo artista. Já em setembro de 2022, o escritor e ilustrador homenageia o clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery, com o livro “A Raposa: Depois daquele Adeus”, com uma temática mais juvenil, que narra a visão do autor sobre a personagem “Raposa”, depois que o principezinho decidiu seguir em busca de sua rosa.

O trabalho literário lhe rendeu vários momentos em transmissões ao vivo que estão registradas em suas redes sociais e em canais do YouTube, como apresentações em escolas e formações pedagógicas, além de lhe destacar para o cenário nacional, como a cantora e famosa apresentadora infantil dos anos 1990, Mariane Dombrova, que destacou as suas obras em suas contações de histórias, no seu canal virtual. 

Em 2023, em férias a cidade de São Paulo, o artista conheceu pessoalmente a cantora Mariane, que representou um recorte importante na sua infância, assim como, o desenhista e empresário Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, onde pode entregar três de suas obras. Neste ano, Junior Misaki prepara o lançamento de sua quinta obra infantojuvenil, que está em fase de produção e trabalhará temas destaques que relacionará a vida de um estudante com aparelhos tecnológicos, previstos para ser lançado no segundo semestre de 2023.









Comentários

Postagens mais visitadas